AIS - Serviço de Informação Aeronáutica


14 em vigor


Série Número Data Tipo Localidade Suplemento
O SUP 42/N foi cancelado pelo NOTAM Z3280/2015
N 42 2015030505.03.2015 C SBSL

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES

- AIS horário de serviço modificado diariamente 0900/0100 UTC.
RMK: Demais horários de serviço serão prestado pela AIS SBEG, em consequência:
1 – Os pilotos ou DOV deverão apresentar à Sala AIS do Aeródromo de Eduardo Gomes (SAA EG), por telefone
ou por fac-símile, entre os horários 0100/0900 UTC , os planos de voo, completos ou simplificados, e suas
mensagens de atualização dos voos que pretendam decolar de SBSL; ou dos voos que pretendam decolar dos
aeródromos desprovidos de orgãos ATS, localizados na projeção da TMA São Luís (SBWS). Em relação aos RPL,
somente as mensagens de atualização poderão ser apresentadas à SAA EG.
2 – Os DOV ou pilotos de aeronaves estrangeiras civis enquadradas no Grupo II(aeronaves da aviação geral e do
transporte aéreo não regular – AIP BRASIL página GEN 4.1-2), devem inserir no ITEM 18 do plano de voo o
número do código DAT (exemplo: RMK/DAT SBBE140000118),sendo, esse procedimento, condição essencial para
o recebimento e processamento desse plano de voo.
3 – Os DOV ou pilotos de aeronaves, quando desejarem executar um voo com destino a um aeródromo fora do
território nacional, devem apresentar pessoalmente ou enviar via FAX o formulário GEDEC obtido junto às
autoridades federais previstas, devidamente preenchido e assinado, sendo, esse procedimento, condição
essencial para o recebimento e processamento do plano de voo.
4 – Os telefones disponíveis para atendimento da SAA EG:
a) TEL PLN SBEG (92) 3652-5955 destina-se exclusivamente à apresentação dos dados dos planos de voo e
suas mensagens de atualização;
b) FAX PLN SBEG (92) 3652-5965 destina-se à apresentação, por fac-símile, dos rprópios formulários (IEPV
100-7,IEPV 100-20 e IEPV 100-30)),e das mensagens ISE (IEPV 102-3);
C) TEL CMV-AZ (92) 3652-5375 destina-se exclusivamente à solicitação e ao recebimento de informações
meteorológicas;
d) TEL AIS SBEG (92) 3652-1123 destina-se exclusivamente à prestação do serviço de informação Anterior e
Posterior ao Voo;
5 – Os Planos de Voo e as mensagens de atualização apresentadas a SAA EG por telefone ou fac-símile,
somente serão recebidos e encaminhados, se corretamente preenchidos e assinados. É indispensável que o
usuário confirme com o operador da SAA EG o recebimento correto dos planos de voo ou sua mensagens de
atualização, a fim de prevenir possíveis transtornos que possam advir da existência dessa informação nos órgãos
ATS envolvidos pelo voo, em virtude do não recebimento ou da recepção com truncamentos que possam
comprometer o necessário encaminhamento aos orgãos pertinentes.
6 – No caso da apresentação da ISE por voo de instrução ou experiência, o operador AIS da SAA EG deve aceitar
a gravação telefônica como comprovação de regularidade, mediante a seguinte fraseologia:
a) REGULARIDADE DO VOO “DE EXPERIÊNCIA” OU “DE INSTRUÇÃO”, PREVISTA NA ICA 102-8 “MENSAGEM
CONFAC DE (DATA DA PUBLICAÇÃO EM VIGOR – exemplo:31 DE JANEIRO DE 2013);
b) Piloto ou representante legal: Qualquer resposta que ratifique a comprovação das regularidades.
c) No caso da negativa de comprovação das regularidades, conforme a alínea anteriror, o Operador AIS da SAA
EG não deverá receber a ISE.
7 – O Operador AIS quando do recebimento de um plano de Voo e mensagens correlatas partindo de SBSL, antes
das 0100 UTC, porém com a EOBT compreendida entre às 0100UTC/1000UTC, seja acrescentadono campo
destinatário desta mensagem o endereço telegráfico da SAA EG (SBEGYOYX) e da Torre de Controle do
Aeródromo de SBSL (SBSLZTZX).
8 – As consultas às informações Aeronáuticas e de Meteorologia Aeronáutica poderão ser obtidas,
respectivamente, no portal AISWEB (http://www.aisweb.aer.mil.br) e na REDEMET (http//www.redemet.aer.mil.br),
ou, no caso de apresentação dos planos de voo e suas mensagens de atualização presencialmente, na SAA EG.

Referência: AD 2.3

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2016, 0300 UTC.

O SUP 41/N foi cancelado pelo NOTAM Z70/2016
N 41 2015030505.03.2015 C SBPV

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES

- AIS horário de serviço modificado diariamente 1000/0200 UTC.
RMK: Demais horários de serviço serão prestado pela AIS SBEG, em consequência:
1 – Os pilotos ou DOV deverão apresentar à Sala AIS do Aeródromo de Eduardo Gomes (SAA EG), por telefone
ou por fac-símile, entre os horários 0200/1000 UTC , os planos de voo, completos ou simplificados, e suas
mensagens de atualização dos voos que pretendam decolar de SBPV; ou dos voos que pretendam decolar dos
aeródromos desprovidos de órgãos ATS, localizados na projeção da TMA Porto Velho (SBWV). Em relação aos
RPL, somente as mensagens de atualização poderão ser apresentadas à SAA EG.
2 – Os DOV ou pilotos de aeronaves estrangeiras civis enquadradas no Grupo II(aeronaves da aviação geral e do
transporte aéreo não regular – AIP BRASIL página GEN 4.1-2), devem inserir no ITEM 18 do plano de voo o
número do código DAT (exemplo: RMK/DAT SBBE140000118),sendo, esse procedimento, condição essencial para
o recebimento e processamento desse plano de voo.
3 – Os DOV ou pilotos de aeronaves, quando desejarem executar um voo com destino a um aeródromo fora do
território nacional, devem apresentar pessoalmente ou enviar via FAX o formulário GEDEC obtido junto às
autoridades federais previstas, devidamente preenchido e assinado, sendo, esse procedimento, condição
essencial para o recebimento e processamento do plano de voo.
4 – Os telefones disponíveis para atendimento da SAA EG:
a) TEL PLN SBEG (92) 3652-5955 destina-se exclusivamente à apresentação dos dados dos planos de voo e
suas mensagens de atualização;
b) FAX PLN SBEG (92) 3652-5965 destina-se à apresentação, por fac-símile, dos rprópios formulários (IEPV
100-7,IEPV 100-20 e IEPV 100-30)),e das mensagens ISE (IEPV 102-3);
C) TEL CMV-AZ (92) 3652-5375 destina-se exclusivamente à solicitação e ao recebimento de informações
meteorológicas;
d) TEL AIS SBEG (92) 3652-1123 destina-se exclusivamente à prestação do serviço de informação Anterior e
Posterior ao Voo;
5 – Os Planos de Voo e as mensagens de atualização apresentadas a SAA EG por telefone ou fac-símile,
somente serão recebidos e encaminhados, se corretamente preenchidos e assinados. É indispensável que o
usuário confirme com o operador da SAA EG o recebimento correto dos planos de voo ou sua mensagens de
atualização, a fim de prevenir possíveis transtornos que possam advir da existência dessa informação nos órgãos
ATS envolvidos pelo voo, em virtude do não recebimento ou da recepção com truncamentos que possam
comprometer o necessário encaminhamento aos orgãos pertinentes.
6 – No caso da apresentação da ISE por voo de instrução ou experiência, o operador AIS da SAA EG deve aceitar
a gravação telefônica como comprovação de regularidade, mediante a seguinte fraseologia:
a) REGULARIDADE DO VOO “DE EXPERIÊNCIA” OU “DE INSTRUÇÃO”, PREVISTA NA ICA 102-8 “MENSAGEM
CONFAC DE (DATA DA PUBLICAÇÃO EM VIGOR – exemplo:31 DE JANEIRO DE 2013);
b) Piloto ou representante legal: Qualquer resposta que ratifique a comprovação das regularidades.
c) No caso da negativa de comprovação das regularidades, conforme a alínea anterior, o Operador AIS da SAA
EG não deverá receber a ISE.
7 – O Operador AIS quando do recebimento de um plano de Voo e mensagens correlatas partindo de SBPV, antes
das 0200 UTC, porém com a EOBT compreendida entre às 0200UTC/1100UTC, seja acrescentadono campo
destinatário desta mensagem o endereço telegráfico da SAA EG (SBEGYOYX) e da Torre de Controle do
Aeródromo de SBPV (SBPVZTZX).
8 – As consultas às informações Aeronáuticas e de Meteorologia Aeronáutica poderão ser obtidas,
respectivamente, no portal AISWEB (http://www.aisweb.aer.mil.br) e na REDEMET (http//www.redemet.aer.mil.br),
ou, no caso de apresentação dos planos de voo e suas mensagens de atualização presencialmente, na SAA EG.

Referência: AD 2.3

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2016, 0300 UTC

O SUP 40/N foi cancelado pelo NOTAM Z69/2016
N 40 2015030505.03.2015 C SBBV

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES

- AIS horário de serviço modificado diariamente 1000/0200 UTC.
RMK: Demais horários de serviço serão prestado pela AIS SBEG, em consequência:
1 – Os pilotos ou DOV deverão apresentar à Sala AIS do Aeródromo de Eduardo Gomes (SAA EG), por telefone
ou por fac-símile, entre os horários 0200/1000 UTC , os planos de voo, completos ou simplificados, e suas
mensagens de atualização dos voos que pretendam decolar de SBBV; ou dos voos que pretendam decolar dos
aeródromos desprovidos de órgãos ATS, localizados na projeção da TMA Boa Vista (SBWQ). Em relação aos
RPL, somente as mensagens de atualização poderão ser apresentadas à SAA EG.
2 – Os DOV ou pilotos de aeronaves estrangeiras civis enquadradas no Grupo II(aeronaves da aviação geral e do
transporte aéreo não regular – AIP BRASIL página GEN 4.1-2), devem inserir no ITEM 18 do plano de voo o
número do código DAT (exemplo: RMK/DAT SBBE140000118),sendo, esse procedimento, condição essencial para
o recebimento e processamento desse plano de voo.
3 – Os DOV ou pilotos de aeronaves, quando desejarem executar um voo com destino a um aeródromo fora do
território nacional, devem apresentar pessoalmente ou enviar via FAX o formulário GEDEC obtido junto às
autoridades federais previstas, devidamente preenchido e assinado, sendo, esse procedimento, condição
essencial para o recebimento e processamento do plano de voo.
4 – Os telefones disponíveis para atendimento da SAA EG:
a) TEL PLN SBEG (92) 3652-5955 destina-se exclusivamente à apresentação dos dados dos planos de voo e
suas mensagens de atualização;
b) FAX PLN SBEG (92) 3652-5965 destina-se à apresentação, por fac-símile, dos próprios formulários (IEPV
100-7,IEPV 100-20 e IEPV 100-30)),e das mensagens ISE (IEPV 102-3);
C) TEL CMV-AZ (92) 3652-5375 destina-se exclusivamente à solicitação e ao recebimento de informações
meteorológicas;
d) TEL AIS SBEG (92) 3652-1123 destina-se exclusivamente à prestação do serviço de informação Anterior e
Posterior ao Voo;
5 – Os Planos de Voo e as mensagens de atualização apresentadas a SAA EG por telefone ou fac-símile,
somente serão recebidos e encaminhados, se corretamente preenchidos e assinados. É indispensável que o
usuário confirme com o operador da SAA EG o recebimento correto dos planos de voo ou sua mensagens de
atualização, a fim de prevenir possíveis transtornos que possam advir da existência dessa informação nos órgãos
ATS envolvidos pelo voo, em virtude do não recebimento ou da recepção com truncamentos que possam
comprometer o necessário encaminhamento aos órgãos pertinentes.
6 – No caso da apresentação da ISE por voo de instrução ou experiência, o operador AIS da SAA EG deve aceitar
a gravação telefônica como comprovação de regularidade, mediante a seguinte fraseologia:
a) REGULARIDADE DO VOO “DE EXPERIÊNCIA” OU “DE INSTRUÇÃO”, PREVISTA NA ICA 102-8 “MENSAGEM
CONFAC DE (DATA DA PUBLICAÇÃO EM VIGOR – exemplo:31 DE JANEIRO DE 2013);
b) Piloto ou representante legal: Qualquer resposta que ratifique a comprovação das regularidades.
c) No caso da negativa de comprovação das regularidades, conforme a alínea anterior, o Operador AIS da SAA
EG não deverá receber a ISE.
7 – O Operador AIS quando do recebimento de um plano de Voo e mensagens correlatas partindo de SBBV, antes
das 0200 UTC, porém com a EOBT compreendida entre às 0200UTC/1100UTC, seja acrescentadono campo
destinatário desta mensagem o endereço telegráfico da SAA EG (SBEGYOYX) e da Torre de Controle do
Aeródromo de SBBV (SBBVZTZX).
8 – As consultas às informações Aeronáuticas e de Meteorologia Aeronáutica poderão ser obtidas,
respectivamente, no portal AISWEB (http://www.aisweb.aer.mil.br) e na REDEMET (http//www.redemet.aer.mil.br),
ou, no caso de apresentação dos planos de voo e suas mensagens de atualização presencialmente, na SAA EG.

Referência: AD 2.3

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2016, 0300 UTC.

O SUP 39/N foi cancelado pelo NOTAM Z68/2016
N 39 2015030505.03.2015 C SBRB

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES

- AIS horário de seviço modificado diariamente 1100/0300 UTC.
RMK: Demais horários de serviço serão prestado pela AIS SBEG, em consequência:
1 – Os pilotos ou DOV deverão apresentar à Sala AIS do Aeródromo de Eduardo Gomes (SAA EG), por telefone
ou por fac-símile, entre os horários 0300/1100 UTC , os planos de voo, completos ou simplificados, e suas
mensagens de atualização dos voos que pretendam decolar de SBRB; ou dos voos que pretendam decolar dos
aeródromos desprovidos de órgãos ATS, localizados na projeção da TMA Rio Branco (SBXB). Em relação aos
RPL, somente as mensagens de atualização poderão ser apresentadas à SAA EG.
2 – Os DOV ou pilotos de aeronaves estrangeiras civis enquadradas no Grupo II(aeronaves da aviação geral e do
transporte aéreo não regular – AIP BRASIL página GEN 4.1-2), devem inserir no ITEM 18 do plano de voo o
número do código DAT (exemplo: RMK/DAT SBBE140000118),sendo, esse procedimento, condição essencial para
o recebimento e processamento desse plano de voo.
3 – Os DOV ou pilotos de aeronaves, quando desejarem executar um voo com destino a um aeródromo fora do
território nacional, devem apresentar pessoalmente ou enviar via FAX o formulário GEDEC obtido junto às
autoridades federais previstas, devidamente preenchido e assinado, sendo, esse procedimento, condição
essencial para o recebimento e processamento do plano de voo.
4 – Os telefones disponíveis para atendimento da SAA EG:
a) TEL PLN SBEG (92) 3652-5955 destina-se exclusivamente à apresentação dos dados dos planos de voo e
suas mensagens de atualização;
b) FAX PLN SBEG (92) 3652-5965 destina-se à apresentação, por fac-símile, dos rprópios formulários (IEPV
100-7,IEPV 100-20 e IEPV 100-30)),e das mensagens ISE (IEPV 102-3);
C) TEL CMV-AZ (92) 3652-5375 destina-se exclusivamente à solicitação e ao recebimento de informações
meteorológicas;
d) TEL AIS SBEG (92) 3652-1123 destina-se exclusivamente à prestação do serviço de informação Anterior e
Posterior ao Voo.
5 – Os Planos de Voo e as mensagens de atualização apresentadas a SAA EG por telefone ou fac-símile,
somente serão recebidos e encaminhados, se corretamente preenchidos e assinados. É indispensável que o
usuário confirme com o operador da SAA EG o recebimento correto dos planos de voo ou sua mensagens de
atualização, a fim de prevenir possíveis transtornos que possam advir da existência dessa informação nos órgãos
ATS envolvidos pelo voo, em virtude do não recebimento ou da recepção com truncamentos que possam
comprometer o necessário encaminhamento aos orgãos pertinentes.
6 – No caso da apresentação da ISE por voo de instrução ou experiência, o operador AIS da SAA EG deve aceitar
a gravação telefônica como comprovação de regularidade, mediante a seguinte fraseologia:
a) REGULARIDADE DO VOO “DE EXPERIÊNCIA” OU “DE INSTRUÇÃO”, PREVISTA NA ICA 102-8 “MENSAGEM
CONFAC DE (DATA DA PUBLICAÇÃO EM VIGOR – exemplo:31 DE JANEIRO DE 2013);
b) Piloto ou representante legal: Qualquer resposta que ratifique a comprovação das regularidades;
c) No caso da negativa de comprovação das regularidades, conforme a alínea anteriror, o Operador AIS da SAA
EG não deverá receber a ISE.
7 – O Operador AIS quando do recebimento de um plano de Voo e mensagens correlatas partindo de SBRB, antes
das 0200 UTC, porém com a EOBT compreendida entre às 0300UTC/1200UTC, seja acrescentado no campo
destinatário desta mensagem o endereço telegráfico da SAA EG (SBEGYOYX) e da Torre de Controle do
Aeródromo de SBRB (SBRBZTZX).
8 – As consultas às informações Aeronáuticas e de Meteorologia Aeronáutica poderão ser obtidas,
respectivamente, no portal AISWEB (http://www.aisweb.aer.mil.br) e na REDEMET (http//www.redemet.aer.mil.br),
ou, no caso de apresentação dos planos de voo e suas mensagens de atualização presencialmente, na SAA EG.

Referência: AD 2.3

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2016, 0300 UTC.

N 38 2015030505.03.2015 C SBSP

DISTÂNCIAS DECLARADAS DA PISTA MODIFICADA

- Distâncias declaradas da pista 17L/35R modificadas.
TORA TODA ASDA LDA
RWY 17L 1345M 1345M 1345M 1195M
RWY 35R 1345M 1345M 1345M 1195M

Referência: ADC

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2015, 2359 UTC.

O SUP 37/N foi cancelado pelo SUP N164/2015
N 37 2015030505.03.2015 C SBCT

RESTRIÇÃO TAXIWAY

- Taxiway FOXTROT fechada devido obras. (RPLC N062/13)

Referência: ADC

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2015, 2359 UTC

N 36 2015030505.03.2015 C SBRP

RESTRIÇÃO TAXIWAY

- Taxiway ALFA operando com restrição visual da torre de Ribeirão Preto.

Referência: ADC

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2015, 2359 UTC.

N 35 2015030505.03.2015 C SBAR

FECHAMENTO DE PISTA NO AD

- Pista 11/29 fechada devido obras.
1 – Serviço de fresagem e recapeamento do trecho central;
2 – Dias e Horários: Diariamente 0800/1400 UTC.

Referência: AD 2.12

Duração: De 05 março 2015, 0800 UTC até 17 de julho de 2015, 1400 UTC

N 34 2015030505.03.2015 C SBIL

RESTRIÇÃO DE PISTA

- Pista 29 primeiros 110M fechado para pouso e Pista 11 últimos 110M fechado para decolagem devido obstáculo.
1 – DIST declaradas RWY 11/29 modificadas para:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 11 1467M 1467M 1637M 1577M
RWY 29 1577M 1577M 1627M 1467M (RPLC N007/15)

Referência: ADC

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 08 de janeiro de 2016, 2359 UTC.

N 33 2015030505.03.2015 C SBFL

CARTA DE CHEGADA PADRÃO

- Carta de Chegada padrão por instrumentos modificada ver anexo.
- STAR RNAV BELIC 1A – TIMVI 1A RWY14 (RPLC STAR 26 JUN 14)
- STAR RNAV BELIC 1A – TIMVI 1A RWY32 (RPLC STAR 26 JUN 14)

Referência: MAP

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 02 de abril de 2015, 2359 UTC;

ANEXO
N 32 2015030505.03.2015 C SBPS

CARTA DE SAÍDA PADRÃO

- Carta de Saída padrão por instrumento modificada ver anexo.
- SID RNAV AMENT 1A – CARAM 1A –GAXAM 1A-NAXOV 1A - POSGA 1A – RAIRA 1A – SASDA 1A – XUVUD 1A RWY10 (RPLC SID 17 OCT 13);
- SID RNAV AMENT 1B – CARAM 1B –GAXAM 1B-NAXOV 1B - POSGA 1B – RAIRA 1B – SASDA 1B – XUVUD 1B RW28 (RPLC SID 22 AUG 13).

Referência: MAP

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 02 de abril de 2015, 2359 UTC

ANEXO
N 31 2015030505.03.2015 C SBNF

CARTA DE SAÍDA PADRÃO

- Carta de Saída padrão por instrumento modificada ver anexo.
- SID ALMAT 1- DEUCA 1- JNV 1 ONDAK 1. (RPLC SID ALMAT GNV ONDAK 12 DEC 13)

Referência: MAP

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 02 de abril de 2015, 2359 UTC;

ANEXO
N 30 2015030505.03.2015 C SBJV

CARTA DE SAÍDA PADRÃO

Carta de Saída padrão por instrumento modificada ver anexo.
- SID RNAV(GNSS) CTB 1A-PNG 1A-NAFIL 1-LJS 1-AGURI 1 –OSAMU 1 –VUKUS 1A RWY 15. (RPLC SID RNAV AGURI 1-CTB 1ALJS1-NAFIL 1-PNG RWY 15. 12 DEC 13)

Referência: MAP

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 02 de abril de 2015, 2359 UTC;

ANEXO
N 29 2015030505.03.2015 C SBPA

CARTA DE SAÍDA PADRÃO

Cartas de Saída padrão por instrumento modificadas ver anexo.
- SID FIG 1–POSBI 1 RWY 11/29. ( RPLC SID CXS1A CXS1B DAISE 1B JAUNT1B 03 APR 14);
- SID FIG 3–NINRU 1 RWY 11/29. (RPLC SID ELATE 1C-FB 1C-JUICE 1C TOR 1C 29 MAY 14).

Referência: MAP

Duração: De 05 março 2015, 0000 UTC até 02 de abril de 2015, 2359 UTC;

ANEXO