AIS - Serviço de Informação Aeronáutica


8 em vigor


Série Número Data Tipo Localidade Suplemento
N 126 2015090303.09.2015 C SBSP

CARTA DE SAÍDA POR INSTRUMENTO

-Cartas de Saída Padrão por Instrumentos modificadas.Ver ANEXO.
– RNAV IMBID1A – PUKRA1A RWY 35L/35R e Código de Tabela
– SID IMBID1B – PUKRA1B RWY35R/35L e Código de Tabela

Referência: MAP

Duração: De 17 de setembro de 2015,0000 UTC até 12 de Novembro 2015, 2359 UTC.

ANEXO
N 125 2015090303.09.2015 C SBJA

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO NA PISTA

Pista 05 / 23 com Serviço de Manutenção nas Laterais.
1 – Dias e Horários:
Mon TIL Fri - 1030 / 2030 UTC.

Referência: ADC

Duração: De 17 de Setembro de 2015, 1030 UTC até 29 de Dezembro de 2015,2030 UTC

O SUP 124/N foi cancelado pelo SUP N181/2016
N 124 2015090303.09.2015 C SBTF

SERVIÇO DE COMBATE À INCÊNDIO

Serviço de combate à Incêndio/Salvamento modificado para CAT-5.

Referência: ADC

Duração: De 17 de Setembro de 2015,0000 UTC até 31 de Dezembro de 2016,2359 UTC.

O SUP 123/N foi cancelado pelo NOTAM Z3007/2016
N 123 2015090303.09.2015 C SBWX

PLANO DE VOO AFIL

Não serão aceitos pela Torre / APP Santarém plano de voo AFIL de aeronave de partida dos aeródromos de
SNCJ e SNSH. As aeronaves deverão apresentar ao plano de voo e suas atualizações à Sala AIS Santarém antes
de sua partida.

Referência: ENR 2.1-19

Duração: De 17 de Setembro de 2015, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2016, 2330 UTC.

O SUP 122/N foi cancelado pelo SUP N174/2016
N 122 2015090303.09.2015 C SBWX

CONTATO COMPULSÓRIO COM A TORRE

Compulsório o contato prévio com a Torre / APP Santarém em operações de pouso e decolagem nos
aeródromos SNCJ e SNSH.

Referência: ENR 2.1-19

Duração: De 17 de Setembro de 2015, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2016, 2330 UTC.

O SUP 121/N foi cancelado pelo SUP N173/2016
N 121 2015090303.09.2015 C SBWX

RESTRIÇÃO DE OPERAÇÃO

Proibido operações de aeronaves sem rádio.

Referência: ENR 2.1-19

Duração: De 17 de Setembro de 2015, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2016, 2330 UTC.

N 120 2015090303.09.2015 C SBMS

AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO

VOR MSS 112.40 Mhz e DME MSS CH 71X indisponível devido serviço de manutenção.

Referência: ENR 4.1

Duração: De 17 de Setembro de 2015, 0300 UTC até 31 de Janeiro de 2016, 2359 UTC.

O SUP 119/N foi cancelado pelo SUP N135/2015
N 119 2015090303.09.2015 C SBXX

ENDEREÇAMENTO DAS MENSAGENS DE PLANO DE VOO AIP BRASIL

1 Encaminhamento de mensagens pelo modo passo a passo é o modo de intercâmbio de dados ATS em que
apenas o primeiro ACC envolvido pelo voo recebe a mensagem FPL e, caso pertinente, a correspondente
mensagem DEP. Consequentemente, cada ACC, à medida que o voo prossegue, transmite uma mensagem CPL
ao ACC seguinte. Esse modo será aplicado entre os ACC do Brasil, incluindo os voos domésticos e os trechos
domésticos dos voos internacionais.
2 Encaminhamento de mensagens pelo modo simultâneo é o modo de intercâmbio de dados A TS em que todos
os ACC envolvidos pelo voo recebem, simultaneamente, a mensagem FPL e, caso pertinente, a correspondente
mensagem DEP.Conseguintemente, cada ACC, à medida que o voo prossegue, transmite a mensagem EST
correspondente ao ACC seguinte. Esse modo será aplicado aos ACC estrangeiros.
3 Adicionalmente ao previsto em 2 (modo simultâneo), no caso dos voos que vão ingressar nas FIR sob a
jurisdição do Brasil para cruzamento ou com destino ao Brasil, as mensagens de plano de voo e suas respectivas
mensagens de atualização deverão ser encaminhadas também para o CGNA, por meio dos endereços
telegráficos SBRJZXNB e SBRJZXIP.
4 Os ACC do Brasil, com exceção do ACC responsável pela primeira FIR sobrevoada, deverão ignorar a
mensagem FPL relativa ao voo internacional recebida do exterior (modo simultâneo). Esse voo será objeto de
mensagem CPL, emitida pelo ACC responsável pela primeira FIR sobrevoada (modo passo a passo).
5 Assim sendo, as mensagens FPL e as mensagens de atualização correspondentes deverão ser endereçadas
aos destinatários, conforme descrito em anexo.

Referência: ENR 1.11

Duração: De 17 de Setembro de 2015,0000 UTC até 10 de Dezembro de 2015, 2359 UTC.

ANEXO