AIS - Serviço de Informação Aeronáutica


6 em vigor


Série Número Data Tipo Localidade Suplemento
N 140 2015102929.10.2015 C SBPJ

CARTA DE APROXIMAÇÃO POR INSTRUMENTO

- Carta de Aproximação por Instrumento modificada. (Ver ANEXO).

- IAC VOR RWY 32 e Código de Tabela.

Referência: MAP

Duração: De 12 de Novembro de 2015,0000 UTC até 10 de Dezembro de 2015, 2359 UTC.

ANEXO
N 139 2015102929.10.2015 C SBGP

CARTA DE APROXIMAÇÃO POR INSTRUMENTO

- Carta de Aproximação por Instrumento modificada. (Ver ANEXO).

- IAC RNAV (GNSS) RWY 20 e Código de Tabela.
- IAC RNAV (GNSS) RWY 02 e Código de Tabela.

Referência: MAP

Duração: De 12 de Novembro de 2015,0000 UTC até 10 de Dezembro de 2015, 2359 UTC.

ANEXO
N 138 2015102929.10.2015 C SBPA

SERVIÇO METEOROLÓGICO

- Serviço Meteorológico CMA (10 e 11) será prestado H24 pelo Centro Meteorológico de Vigilância de Curitiba
pelos telefones (41) 3251 - 5462 ou (41) 3251 - 5357.

1 - Dias e Horários: H24

Referência: AD 2.11

Duração: De 12 de Novembro de 2015, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2016, 2359 UTC.

O SUP 137/N foi cancelado pelo NOTAM Z3089/2015
N 137 2015102929.10.2015 C SBDN

AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO

- VOR PRR 113.50 Mhz e DME PRR CH 82 X inoperante.

Referência: MAP (RPLC E2500/15)

Duração: De 12 de Novembro de 2015, 0000 UTC até 30 de Agosto de 2016, 2359 UTC.

N 136 2015102929.10.2015 C SBXX

PROCEDIMENTOS DE ESPERA, APROXIMAÇÃO E SAÍDA AIP BRASIL

- As cartas de saída padrão por instrumentos disponibilizadas pelo DECEA poderão conter em seus perfis de
voo restrições verticais para as quais deverão ser empregados gradientes superiores àqueles
publicados a título de gradientes mínimos.
Cabe às tripulações, durante a fase de planejamento de voo, realizar análise quanto à viabilidade do
cumprimento de tais restrições informando ao órgão ATS pertinente, antes da decolagem, eventual
impossibilidade de execução a fim de que sejam instruídas quanto a procedimentos alternativos.

Referência: ENR 1.5

Duração: De 12 de Novembro de 2015, 0000 UTC até 26 de Abril de 2016, 2359 UTC .

N 135 2015102929.10.2015 C SBXX

ENDEREÇAMENTO DAS MENSAGENS DE PLANO DE VOO AIP BRASIL

1 Encaminhamento de mensagens pelo modo passo a passo é o modo de intercâmbio de dados ATS
em que apenas o primeiro ACC envolvido pelo voo recebe a mensagem FPL e, caso pertinente, a
correspondente mensagem DEP. Consequentemente, cada ACC, à medida que o voo prossegue,
transmite uma mensagem CPL ao ACC seguinte. Esse modo será aplicado entre os ACC do Brasil,
incluindo os voos domésticos e os trechos domésticos dos voos internacionais.

2 Encaminhamento de mensagens pelo modo simultâneo é o modo de intercâmbio de dados A TS em
que todos os ACC envolvidos pelo voo recebem, simultaneamente, a mensagem FPL e, caso
pertinente, a correspondente mensagem DEP.Conseguintemente, cada ACC, à medida que o voo
prossegue, transmite a mensagem EST correspondente ao ACC seguinte. Esse modo será aplicado
aos ACC estrangeiros.

3 Adicionalmente ao previsto em 2 (modo simultâneo), no caso dos voos que vão ingressar nas FIR
sob a jurisdição do Brasil para cruzamento ou com destino ao Brasil, as mensagens de plano de voo e
suas respectivas mensagens de atualização deverão ser encaminhadas também para o CGNA, por
meio dos endereços telegráficos SBRJZXNB e SBRJZXIP.

4 Os ACC do Brasil, com exceção do ACC responsável pela primeira FIR sobrevoada, deverão ignorar
a mensagem FPL relativa ao voo internacional recebida do exterior (modo simultâneo). Esse voo será
objeto de mensagem CPL, emitida pelo ACC responsável pela primeira FIR sobrevoada (modo passo
a passo).

5 Assim sendo, as mensagens FPL e as mensagens de atualização correspondentes deverão ser
endereçadas aos destinatários, conforme descrito em ANEXO.

Referência: ENR 1.11 (RPLC N119/15)

Duração: De 12 de Novembro de 2015,0000 UTC até 31 de Março de 2016,2359 UTC.

ANEXO