AIS - Serviço de Informação Aeronáutica


18 em vigor


Série Número Data Tipo Localidade Suplemento
O SUP 146/N foi cancelado pelo NOTAM Z4534/2016
N 146 2016091515.09.2016 C SBGO

PISTA

- Primeiros 117 m da pista 14 fechados devido obras.

Referência: AIP AD 2.12 (RPLC F2204/16)

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0301 UTC até 30 de junho de 2017, 2359 UTC.

O SUP 145/N foi cancelado pelo NOTAM Z4534/2016
N 145 2016091515.09.2016 C SBGO

DISTÂNCIAS DECLARADAS

- Distâncias declaradas da Pista 14/32 modificadas.

Distâncias declaradas:

TORA TODA ASDA LDA
RWY 14 2350M 2350M 2350M 2383M
RWY 32 2383M 2383M 2383M 2383M

Referência: AIP AD 2.13 (RPLC F2205/16)

Duração: De 15 de Setembro de 2016, 0301 UTC até 30 de junho de 2017, 2359 UTC.

N 144 2016091515.09.2016 C SBBH

RAMPA DE ACESSO NO AD

Via de acesso aos hangares do setor Sul (largura de 8.30 m) somente pela TWY “Charlie” com operações
sob responsabilidade do operador da aeronave.

Referência: AIP AD 2.24

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 29 de junho de 2018, 2359 UTC.

O SUP 143/N foi cancelado pelo NOTAM Z4851/2016
N 143 2016091515.09.2016 C SBPB

PÁTIO RESTRITO

- Restrição de pátio para aeronaves de aviação geral e militar somente nos sábados das 1600 às 1900
UTC.

1 – Dia e horário: Sábado 1600 / 1900 UTC.

Referência: AIP MAP ADC

Duração: De 15 de setembro de 2016, 1600 UTC até 30 de dezembro de 2016, 1900 UTC.

N 142 2016091515.09.2016 C SBMQ

OBSTÁCULO

- Obstáculo (Torre de iluminação) montado.

1) ILUMINADO:
A) COORD 000224,60N0510326,00W ELEV 91M
B) COORD 000227,00N0510421,20W ELEV 73M
C) COORD 000144,20N0510357,40W ELEV 8OM
D) COORD 000530,10N0510357,10W ELEV 104M

2) NÃO ILUMINADO:
COORD 000051,00N0510427,00W ELEV 91M

Referência: AIP AD 2.10

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2017, 2359 UTC.

O SUP 141/N foi cancelado pelo NOTAM Z2655/2017
N 141 2016091515.09.2016 C SBBE

PISTA

Proibidas as operações de aeronaves na Pista 06/24 em caso de pista contaminada ou ocorrência de
chuva moderada ou forte.

Referência: AIP AD 2.12

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 22 de junho de 2018, 2359 UTC.

O SUP 140/N foi cancelado pelo SUP N201/2016
N 140 2016091515.09.2016 C SBTU

LUZES

Luzes da área de Pouso indisponíveis.

- VASIS da Pista 02 Inoperante;
- VASIS da Pista 20 Inoperante.

Referência: AIP MAP ADC (RPLC N025/16)

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2017, 2359 UTC.

N 139 2016091515.09.2016 C SBSL

OBSTÁCULO DE AERÓDROMO

- Obstáculo (torre de telecomunicação) iluminado montado.

COORD 023441.70S0441152.20W ELEV 111M

Referência: AIP AD 2.10

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2017, 2359 UTC.

O SUP 138/N foi cancelado pelo NOTAM Z1476/2017
N 138 2016091515.09.2016 C SBBE

OBSTÁCULO DE AERÓDROMO

- Obstáculo (torre de telecomunicação) iluminado montado.

COORD 012239,43S 0482638,44W ELEV 83M
COORD 012106,70S 0482838,00W ELEV 66M
COORD 012346,97S 0482604,49W ELEV 95M
COORD 012101,58S 0482657,41W ELEV 84M
COORD 012152,27S 0482807,90W ELEV 72M
COORD 012536,48S 0482720,70W ELEV 85M
COORD 012408,71S 0482708,75W ELEV 70M

Referência: AIP AD 2.10

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2017, 2359 UTC.

N 137 2016091515.09.2016 C SBJC

OBSTÁCULO DE AERÓDROMO

- Obstáculo (torre metálica) não iluminado montado.

1) COORD 0123.06S/04824.36W ELEV 299FT - CORREDOR ECHO DA REA BELEM
2) COORD 0122.06S/04823.00W ELEV 332FT
3) COORD 0122.51S/04822.10W ELEV 296FT - CORREDOR ECHO DA REA BELEM
4) COORD 0121.32S/04822.20W ELEV 260FT
5) COORD 0122.05S/04821.16W ELEV 204FT - CORREDOR ECHO DA REA BELEM
6) COORD 0122.48S/04820.35W ELEV 250FT
7) COORD 0122.68S/04819.23W ELEV 475FT - CORREDOR FOXTROT DA REA
BELEM
8) COORD 0123.66S/04819.23W ELEV 455FT - PROXIMO CORREDOR FOXTROT
DA REABELEM
9) COORD 0123.34S/04823.56W ELEV 595FT - CORREDOR ECHO DA REA BELEM
10) COORD 012532.85/0482701.32W ELEV 186FT

Referência: AIP MAP VAC

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2017, 2359 UTC.

N 136 2016091515.09.2016 C SBJC

OBSTÁCULO DE AERÓDROMO

- Obstáculo (torre de telecomunicação) iluminado montado.

COORD 012106,70S0482838,00W ELEV 66M
COORD 012152,27S0482807,90W ELEV 72M
COORD 012536,48S0482720,70W ELEV 85M
COORD 012408,71S0482708,75W ELEV 70M

Referência: AIP MAP VAC

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2017, 2359 UTC.

O SUP 135/N foi cancelado pelo NOTAM Z4876/2016
N 135 2016091515.09.2016 C SBEC

AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO

- NDB PPM 285 Khz indisponível.

Referência: AIP MAP IAC

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 15 de março de 2017, 2359 UTC

N 134 2016091515.09.2016 C SBXX

INFORMAÇÃO CANCELADA - AIP BRASIL

- Informação contida no Texto da parte ENR 2.1.1 S-2 da AIP, item 4.1.7 cancelada.

1 - TEXTO: "As ACFT na FIR SBBS que se destinam aos AD situados na TMA São Paulo (SBXP) deverão solicitar início de descida ao ACC Brasília, ajustando seu voo de modo a cruzar a projeção dos limites laterais daquela terminal no FL230 ou abaixo, com velocidade igual ou inferior a 300KT, para sequenciamento de TFC".

Referência: AIP ENR 2.1 (RPLC N109/16)

Duração: De 15 Setembro de 2016, 0000 UTC até 05 janeiro de 2017, 2359 UTC.

N 133 2016091515.09.2016 C SBXX

ROTAS PREFERENCIAIS IFR E ROTAS ALTERNATIVAS IFR - AIP BRASIL

- Inserir página ENR 1.15.

1.1 CRITÉRIOS GERAIS
1.1.1 A aplicação de rotas preferenciais IFR tem por objetivo otimizar o uso do espaço aéreo, permitir melhor
planejamento dos voos e aumentar a fluidez do tráfego aéreo, mantendo os elevados índices de segurança
operacional, e serão aplicadas no espaço aéreo brasileiro, conforme descrito a. seguir.
1.1.2 As aeronaves com plano de voo IFR, decolando de um dos aeroportos homologados IFR, cumprirão os
procedimentos de saída IFR publicados e que as conduzem para o fixo/waypoint de interceptação da aerovia
aprovada em seu plano de voo. Este fixo/waypoint deverá ser anterior ou coincidente com o início da rota
preferencial IFR ou rota alternativa IFR, se houver.
1.1.3 As aeronaves cumprindo rotas preferenciais IFR ou rotas alternativas IFR recebem o mesmo tratamento
das demais aeronaves pelo ATC, podendo, por exemplo, serem vetoradas, com o objetivo de ajustar-se ao
sequenciamento, encurtar suas trajetórias de voo ou prover a separação adequada com outras aeronaves,
nos casos em que os ajustes de velocidade não forem suficientes.
Nota: A relação completa das Rotas Preferenciais IFR e Rotas Alternativas IFR encontra-se descrita no portal
do CGNA na INTERNET, no endereço www.cgna.gov.br.

1.2 ROTAS PREFERENCIAIS IFR
Rota preferencial IFR é uma medida ATFM previamente definida, divulgada em Publicação de Informação
Aeronáutica (AIP), NOTAM ou outros meios, possuindo caráter obrigatório e estabelecida sob coordenação
e aprovação do CGNA.
Uma rota preferencial poderá conter a rota completa entre dois aeroportos ou apenas um trecho de rota,
ligando Áreas de Controle Terminal (TMA) ou Setores ATC de uma ou mais Região de Informação de Voo
(FIR).

1.3 ROTAS ALTERNATIVAS IFR
Rota alternativa IFR é uma medida ATFM previamente, definida, divulgada em Publicação de Informação
Aeronáutica (AIP), NOTAM ou, outros meios, possuindo caráter obrigatório e estabelecida sob coordenação
e aprovação do CGNA, podendo ser utilizada em substituição a uma rota preferencial IFR em casos de
restrição técnica ou operacional, conforme descrito a seguir.
Uma rota alternativa IFR poderá conter a rota completa entre dois aeroportos ou apenas um trecho de rota,
ligando Áreas de Controle Terminal (TMA) ou Setores ATC de uma ou mais Região de Informação de Voo
(FIR).
- As rotas alternativas IFR serão aplicadas em uma ou mais das seguintes situações:
a) Em determinados horários do dia cujo movimento de tráfego aéreo que deu origem à rota preferencial IFR
associada seja reduzido;
b) Quando a rota preferencial IFR associada não puder ser utilizada em função da aplicação total ou parcial
do plano de contingência estabelecido ou pela ativação de Espaço Aéreo Condicionado.
c) Quando solicitado pelo usuário cuja performance da aeronave não se ajuste a rota preferencial IFR
associada; e
d) Por necessidade operacional dos órgãos ATC.

1.4 AUTORIZAÇÃO DOS PLANOS DE VOO IFR.
1.4.1 Os planos de voo IFR propostos serão autorizados, em princípio pelas rotas preferenciais IFR
estabelecidas (se houver) para o aeroporto (ou região) de destino.
1.4.2 As rotas alternativas IFR solicitadas (alínea “c” do item 1.3) serão analisadas pelo órgão ATC e poderão
ser aprovadas total ou parcialmente, em função do movimento de tráfego aéreo previsto nas rotas
preferenciais IFR ou de outras circunstâncias que possam afetar a circulação aérea.

Referência: AIP ENR 1.15

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 13 de outubro de 2016, 2359 UTC.

N 132 2016091515.09.2016 C SBLB

AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO

- NDB LBA 210 Khz indisponível.

Referência: AIP ENR 4.1

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 15 de março de 2017, 2359 UTC

O SUP 131/N foi cancelado pelo NOTAM Z4875/2016
N 131 2016091515.09.2016 C SBMM

AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO

- NDB MAR 375 Khz indisponível.

Referência: ENR 4.1

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 15 de março de 2017, 2359 UTC.

N 130 2016091515.09.2016 C SBPV

ÁREA RESTRITA

- Área restrita TEMPO (Crocodilo 2) compreendida entre as radiais 230 e 260 limitado internamente por um
arco de raio de 07NM e externamente por um arco de raio de 11NM, ambos com centro no VOR PVH
(0842.84S/06354.21W) ativo.

- RMK: Treinamento de aeronave militar
- Limite vertical: GND/1000FT AMSL

Referência: AIP ENR 5.1 (RPLC G1447/2016)

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2017, 2359 UTC.

N 129 2016091515.09.2016 C SBPV

ÁREA RESTRITA

- Área restrita TEMPO (Crocodilo 2A) compreendida entre as radiais 230 e 260 limitado internamente por um arco de raio de 11NM e externamente por um arco de raio de 15NM, ambos com centro no VOR PVH (0842.84S/06354.21W) ativo.

- RMK: Treinamento de aeronave militar
- Limite vertical: GND/1500FT AMSL

Referência: AIP ENR 5.1 (RPLC G1449/2016)

Duração: De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2017, 2359 UTC.