ROTAER

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / Professor Urbano Ernesto Stumpf, SP SBSJ

23 13 44S/045 52 16W       2121(646)

INTL PUB/MIL 4SE UTC-3 VFR IFR L21, 23, 26 INFRAERO

15 - L2, L9 (4)- (2676x45 ASPH 71/F/A/X/T L14A,15) -L12A - 33

CMB - (2) PF, TF RFFS - CAT – 5 (5)

MET - (12) 3947-3412 CMA* (1) (1 a 9)

COM -

TORRE SÃO JOSÉ (7) 118.500 121.500 SOLO SÃO JOSÉ 121.950
OPERAÇÕES (3) 122.500 ATIS (6) 127.925

RDONAV -

ILS/DME 15 ISJ 110.3 2314.34S/04550.100W
VOR/DME SCP 115.4 2313.99S/04551.60W
MM ISJ 75 2312.78S/04552.75W

AIS - (12) 3947-4017

RMK

(*) a. FLT de treinamento no AD ficarão sujeito à espera, quando houver FLT
ensaio e OPR DEP/LDG ACFT transporte aéreo comercial.
b. OBS OBST (prédio) DIST 2959M da THR 15 AZM 343 ELEV 2235FT.
c. OBS OBST (árvores) DIST 553 e 584M da THR 15 BTN AZM 345 e 337
ELEV VRB BTN 2096FT e 2073FT.
d. OBS OBST (morros) DIST 7125 e 7325M da THR 33 BTN AZM 150 e
154 ELEV VRB BTN 2609FT e 2648FT.
e. OBS OBST (antena) DIST 5416M da THR 33 AZM 158 ELEV 2479FT.
f. Proibido CHECK de motores a jato puro no pátio de estacionamento em
frente à sala de embarque de autoridades do CTA.
g. OBS concentração de pássaros na aproximação final RWY 33.
h. OBS ACFT e ultraleves em voo de instrução próximo ao AD.
i. ALTN Técnica de voos INTL diretos com destino a SBGR/SBKP.
j. AD habilitado para o tráfego INTL de carga. As OPS estão sujeitas à
prévia autorização da ANAC.
k. OBS a presença de pássaros (urubus) nos setores SW e W do AD e na
APCH final da RWY 15, devido a existência de aterro sanitário próximo a
Rodovia dos Tamoios.
l. OBS ultrapassada a àrea de giro situada a 324m antes da THR 33, a
ACFT não conseguirá retornar, interditando a RWY para pouso.
m. RWY 15/33 OPR para ACFT com envergadura igual ou abaixo de 45M e
para ACFT com envergadura maior que 45M e que não possuam raio de
giro suficiente para fazer TURN AROUND sobre a largura da RWY.
n. ACFT com envergadura acima de 45M, ultrapassada a área de giro
situada na THR 33 deslocada, não conseguirá retornar.
o. RWY 15/33 OPR CTN devido existência de barreira para retenção de
ACFT Posicionada sobre o ASPH junto a THR 33 (deslocada) não
aplicável a ACFT a hélice.
p. RAG RWY 15/33 equipada apenas com cabo pendante. Utilizável
somente pela ACFT equipadas com gancho.
q. TWY ECHO trecho BTN pátio da aviação geral e a THR 33 TAX CTN
devido restrição visual da TWR - São José.
r. OBS FLT de aeromodelos SAT, SUN e HOL, próximos ao aeroclube de
São José dos Campos, setor SW do AD.
s. Pátio NR 2 PRKG ACFT aviação geral SUBJ AUTH do centro de
operações aeroportuárias através do TEL: (12) 3946-3001 ou do e-mail
sbsj_operacoes@infraero.gov.br com 3 HR de antecedência do LDG
pretendido, permanência MAX de 2 (dois) dias.
t. Em virtude dos requisitos operacionais necessários para as STAR e/ou
SID na área terminal de São Paulo, a utilização das rotas RNAV 5,
saindo ou chegando do AD, será destinada exclusivamente para as
aeronaves homologadas RNAV 1 ou RNP 1.
u. Obrigatório a saída através de operação Push-Back no Pátio 2, para
aeronaves com envergadura acima de 20 metros, em função da
limitação de espaço existente.
v. Na impossibilidade de uso da área de check, compulsório o check de
motores na THR 33 DLY 0300/0730 mediante COOR prévia com o
operador do AD.
x. Cartas ver AIP MAP.
(1) Aceita PLN e suas atualizações por TEL. TEL CMA (12) 3947-3414 e TEL/
FAX PLN (12) 3947-3399.
(2) 0900-0100
(3) ACFT MIL DEST SBSJ obrigatório CTC para solicitar apoio GND. Caso
CTC negativo, deverá reportar ocorrência ao APP - São José.
(4) MEHT: 58FT
(5) 1000-0100 (no Horário de Verão: 0900-0000).
(6) D-ATIS.
(7) D-CL.